terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O dia de Ontem...

Ontem foi um dia especial. Especial não por ser dia dos namorados mas sim porque conheci o JL.
JL era esperado como um de dois irmãos gémeos de um casal que iriam ser pais pela primeira vez. Tudo correu tranquilamente durante a gestação, rastreios ecográficos, serológicos e bioquimicos negativos.
Às 34 semanas e 4 dias JL e o irmão decidiram nascer. O parto ocorreu sem complicações e os gémeos estavam aparentemente saudáveis. É então que a equipa médica repara que JL tinha feições diferentes do irmão e sugestivas de trissomia 21. Revelam aos pais a suspeita e é confirmada 24h após o nascimento que JL era portador de S.Down.
Conheci o JL com quase 4 meses de idade, internado com uma infecção respiratória, estava calmo, atento e cativava quem para ele olhasse. É um menino perfeito apesar do seu cariótipo. Compartilha certos traços caracteristicos da síndrome mas depressa isso deixa de ser foco de atenção.
A mãe não tinha qualquer indicação para amniocentese e mesmo ela se questiona como lidava com a situação se tivesse tido conhecimento que um dos gémeos tinha T21 e o outro carótipo normal, abortaria matando os dois ou prosseguiria com a gravidez normalmente?
 A escolha foi feita pela natureza, sem peso de consciência para nenhuma parte e JL sorri como um bebe amado e esperado.

Sem comentários:

Enviar um comentário